Pai

Estou em frente à nossa antiga casa que tem hoje, nas suas ruínas, as rugas dos anos passados e dos tempos em que aqui sorrimos, felizes e abraçados.

Foi no banco de pedra junto à porta de entrada que me ensinaste a subir para a tua gigante bicicleta e a pedalar pela primeira vez e, nesse mesmo dia, ensinaste-me a fazer da frustração, superação.

Foi contra a parede lateral desta mesma casa, que em tantas tardes foi baliza, que demos os primeiros pontapés na bola e, naquele estádio improvisado que só eu via e que a mãe reprovava, foste herói no campo e encorajador de bancada. Fui teu adversário e teu adepto, fui jogador e espectador, sem nunca sair do aconchego imaginário do teu colo nem do calor do teu arrebatador olhar.

Foste pai, herói, amigo, companheiro, confidente e bombeiro. Foste ponte entre o menino que fui e o homem que sou e, motivado pelo teu encantador exemplo, cresci, deixando florescer o que me deixaste e o que, no coração, a teu respeito me plantaram.

Na existência dos dias em que a vida me permitiu respirar, reguei as memórias que inventei e as que de ti me ofereceram, transformando um pequeno canteiro no mais belo Éden que pode florescer entre pai e filho.

E tudo isto suportado pela dor das palavras doces de uma mulher grávida que viu o seu amor eterno sair, logo que a sirene rasgou o firmamento, para mais uma noite de faúlhas flamejantes. Desse mato que ardeu ferverosamente, restou o toque sedoso da cinza de onde nasci.

Foste o melhor pai do mundo e nunca te cheguei conhecer. Por um bem maior, partiste para não mais regressar, mas dentro deste meu frondoso peito, arde o fogo do amor pleno e eterno que bombeiro algum poderá apagar.

2 thoughts on “Pai

  1. Avatar

    Gostei, uma homenagem em prosa poética! Parabéns!

    1. Baltasar Sete-Sóis
      Baltasar Sete-Sóis 21 de Maio, 2018 — 15:12

      Muito obrigado pela simpatia Alberto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close