Bailarino

Entrou no café e cumpriu o ritual de todos os dias. Na sua voz arrastada virou-se para o Zé Taberneiro e pediu-lhe uma amarelinha. Aspirou-a e outras se seguiram. Juntou-lhes tinto, algumas cervejas e uns martinis. Embebedava-se, dizia ele, para poder suportar o fim de mais um dia em que teve de olhar para o porco do patrão sem lhe rachar os cornos ao meio.

Naquele período em que permanecia sentado a encharcar o fígado, arrependia-se de todas as sovas que oferecia à mulher e ao filho e que começavam nas ofensas que a sua boca disparava mal abria a porta de casa.

Murmurava, para si mesmo, que um dia seria diferente. Entraria em casa e dir-lhes-ia o quanto os amava e o quão importantes eram na sua vida. À mulher trocaria as ofensas de “puta”, “porca”, “gorda”, “burra”, “desmazelada”, por “amor”, “princesa” e “minha flor”. O filho deixaria de ser um “inútil”, “maricas”, “empecilho” a passaria a ser “o orgulho do pai”, o “campeão”, o seu “amado filho”.

E esse desejo de mudança era real. Levantou-se da cadeira, passou a manga da camisola áspera pelo nariz bolboso e púrpura e, cambaleante, montou a sua velha bicicleta. Percorreu a reta que separava a casa do café e, entre curvas e contracurvas, dirigiu-se a casa guiado pela luz que o dínamo proporcionava.

O miúdo jogava à bola sozinho na rua quando avistou o pai que se dirigia a casa sorridente. Uma esperança inocente apoderou-se do seu peito e correu na sua direcção. O pai, apressado como sempre, deixou a bicicleta e o coração mal estacionados em cima do passeio. De braços abertos, o miúdo correu a abraçá-lo. O pai, com uma bofetada atirou-o ao chão, abriu a porta e gritou:

– Anda cá minha puta que o baile vai começar!

Todos os direitos reservados e protegidos pela lei em vigor. Código do autor – Lei 50/2004

3 thoughts on “Bailarino

  1. Avatar

    Nossa! Parabéns pela escrita! Forte!!

    1. Baltasar Sete-Sóis
      Baltasar Sete-Sóis 14 de Fevereiro, 2018 — 12:54

      Muito grato!!! Adorei seu trabalho também. Parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close