Amor platónico

Eu era apenas um repórter que tinha sido destacado para fotografar a revolução naquele dia histórico. De máquina na mão, transformei-me num sniper que apontava a objetiva e disparava certeiro no alvo.

Os tiros eram letais e testemunhavam tudo o que por ali se passava. Gritos, bastonadas, correrias, bombas, gás lacrimogéneo, um caleidoscópio de sons e de emoções que eu nunca havia presenciado. De repente, um silêncio avassalador perfurou a minha mortífera lente, congelando-a.

A mulher que me encravou a máquina e me amputou os meus dedos era, toda ela, rebeldia e revolução servida num cocktail molotov que incendiava as ruas e os homens que nelas se matavam… Mas emanava paz, calma, serenidade… era a nesga de luz solar que rasgava o céu escuro naquele dia cinzento e sanguinário.

Transportava em si a rebeldia dos bons e a candura de quem não se perde nos negros labirintos da crueldade humana. Não lutava por ideais, não seguia lideres, pensadores,  deuses ou interesses individuais.

Mas por entre o uivo dilacerante dos corações humanos, procurava o caminho para ser maior naquele dia que seria o primeiro de todos os dias e, deslizando nos olhares trespassados pela dor, semeava desvelos nas mãos que à sua volta se cobriram de sangue e de rancor.

Hoje, já velho, seguro a minha máquina fotográfica tão cansada como eu e continuo sem saber quem era aquela Morena com olhos de luz que ainda hoje preenche os meus dias. Sei, apenas e só, que participámos naquele momento histórico. Ela manifestante, eu repórter.  A sua fotografia, gravada no negativo que está ainda por revelar no cantinho mais resguardado do meu coração, ensinou-me que o amor pode ser apenas uma imagem, um olhar, um corpo sem voz, sem história, sem presente, passado ou futuro e que pode ser eterno como aquele beijo que nunca demos!

Todos os direitos reservados e protegidos pela lei em vigor
Código de autor – Lei 50/2004

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close