Gabriel

Gabriel tinha chegado há apenas uma semana. Requisitou um livro de poesia na biblioteca, apetecia-lhe uma leitura leve e breve como uma brisa matinal. Não estava com cabeça para profundas viagens literárias.

Quando terminou, o poema “Amigo” de Alexandre O’Neill, ficou pregado naquela pensativa cama que já havia albergado tantos corpos masculinos como o seu.
Gabriel nunca teve amigos, nunca foi amigo de ninguém. Não sorria, sempre olhou de forma turva para o mundo, era um sem-abrigo de emoções, nunca sentiu qualquer mão no coração, não teve outra coisa senão inimigos… Em casa, na escola, na sociedade, dentro de si próprio. Todos lutando, todos tentando derrotar a sua bem-amada solidão.
Nunca se corrigiu, nunca limou arestas, nunca quis ser melhor. Gabriel era assim mesmo, um homem sem festa no olhar, sem sonhos, futuros ou pessoas para amar.
Agora tudo era diferente! Estava em paz, chegou onde queria estar e sentia aquele lugar como seu. Era apenas ele na sua própria companhia, sem mundo, tentações, ódios, lembranças ou saudades que o pudessem atormentar.
Começou a sentir o pulsar do livro na sua mão, encostou-o ao peito e pela primeira vez na vida sentiu o bater do seu coração. Afastou-o!
Não queria sentir, não podia alimentar qualquer tipo de existência emocional dentro de si.
Nesse instante, ouviu passos aproximando-se devagar. Depois apareceu o guarda que abriu a porta da solitária. Estava na hora de ir ao pátio. Não lhe eram permitidas saídas no mesmo horário dos outros reclusos. As regras de segurança assim o ditavam. Mas isso não o atormentava… Pelo contrário…
Gabriel adorava aquele silêncio e aquela paz.
Era ali que esboçava um leve sorriso, que o seu olhar se expurgava e o tempo lhe era fértil. Encontrou por fim a sua modesta casa e àquele pátio vazio, Gabriel passou a chamar “amigo”.

Todos os direitos reservados e protegidos pela lei em vigor

Código de autor – Lei 50/2004

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close